Energia Verde: Alternativa aos Combustíveis Fósseis




Os investimentos nos últimos anos em energias renováveis não são por acaso, e sim, a princípio, por necessidade. Por decorrência dos avanços na indústria, houve uma necessidade cada vez maior de se utilizarem combustíveis fósseis como força motriz para alimentar esse crescimento no setor industrial, resultando em um aumento da produção e consequentemente em um aumento nas receitas dos países.
Com o passar dos anos, a Terra passou por inúmeras mudanças, no que tange o desaparecimento dos recursos minerais e a poluição da água e do ar. Os reflexos dessas modificações recaem sobre violentas mudanças climáticas, tais como tempestades, furacões, enchentes e o desaparecimento de espécies tanto da fauna quanto da flora. Esses fenômenos fizeram com que a população mundial parasse e repensasse o conceito da exploração predatória dos recursos minerais.
O século XX foi considerado por muitos como o século dos combustíveis fósseis, com descobertas de vários derivados da queima do petróleo. Houve com isso um “boom” no setor de exploração do petróleo, onde em quase todos os cantos do planeta Terra podia se encontrar uma jazida do chamado “ouro negro”. Por causa dessa abundância do recurso energético, as pessoas acreditavam que o petróleo seria suficiente para abastecer os países por milhares de anos. Foi aí que não tiveram a preocupação de se ter o conhecimento da real quantidade de reservas no planeta, já que essa fonte de energia é finita e a previsão dos mais otimistas é de que as jazidas atuais existentes de petróleo sejam suficientes para, pelo menos, mais 40 anos.
Por isso, muitos estão considerando o século XXI como o da “energia limpa”, e o século com a maior quantidade de pesquisas na área de energia renovável. Um dos eventos mais conhecidos para tratar desse assunto foi o Protocolo de Kyoto que, preocupado com a escassez dos recursos energéticos fósseis, propôs aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos assinarem um acordo, comprometendo-se a reduzir a emissão de gases poluentes e, consequentemente, reduzindo o uso dos combustíveis fósseis.
Tendo em vista a possibilidade de esgotamento dos recursos naturais, e considerando a necessidade cada vez maior de produção, passou-se a ter o cuidado de mensurar, estabelecer valores para os recursos ambientais. Os países, visando esse controle da escassez dos recursos energéticos, adotaram políticas de pesquisas para o desenvolvimento de energias alternativas, as chamadas energias renováveis. As vantagens obtidas com a energia renovável são de assegurar a disponibilidade de energia a longo prazo. A energia renovável não só soluciona os problemas ambientais, como também contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias, mais eficientes e que não contribuam para o esgotamento dos recursos energéticos. Sem dúvida, o grande desafio do mundo no século XXI é promover o desenvolvimento sustentável, visando novas fontes de energia renovável e um melhor aproveitamento dos recursos minerais disponíveis.

20 de março de 2009

Autor: César Augusto Valim Moreira
Graduando do 4º Ano em Ciências Econômicas - UNIFAE
Coautor e Orientador: Gilberto Brandão Marcon
Professor da UNIFAE, Presidente do IPEFAE, Economista, pós-graduado em Economia de Empresas, com Mestrado Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação.

0 Responses to “Energia Verde: Alternativa aos Combustíveis Fósseis”:

Leave a comment